Tema do mês na página do facebook: Filme — Donnie Darko

Este post contém spoilers.

   Eu continuarei escrevendo sozinho aqui no blog, então todo post daqui é meu, porém, uma amiga minha de Manaus está me ajudando na página do facebook. Ela posta lá de vez em quando, assinando os posts dela como Andy enquanto eu assino os meus como DK.
   Como não serei apenas eu postando na página, decidi não deixar a minha foto como perfil lá. Uma solução que pensei e já botei em prática foi a seguinte: todo mês eu homenagearei um filme, um seriado, uma banda ou um artista colocando a foto de perfil e de capa da página com imagens dele. Isso também serve como uma recomendação para vocês leitores, e a dessa mês é o filme Donnie Darko, de 2001.

   Donnie Darko está definitivamente na minha lista de filmes prediletos. Falarei um pouco sobre ele aqui e em seguida traduzirei uma explicação vindo deste site aqui, para os interessados que assistiram e não entenderam.

Sinopse do filme no IMDb (Internet Movie Database), traduzida:
Um adolescente problemático é atormentado por visões um coelho gigante que o manipula para cometer uma série de crimes, após escapar por pouco de um acidente bizarro.

Continue lendo se quiser uma (não tão) breve explicação do filme.

   Primeiramente, esta explicação é escrita presumindo que você tenha assistido o filme.

   Há uma versão Director's Cut do filme lançada em 2004 com algumas cenas extras, para tornar mais claro a real intenção do diretor.

   A explicação gira em torno do livro que Donnie ganha de sua professora, "The Philosophy of Time Travel", escrito por Roberta Sparrow, a Grandma Death (Vovó Morte). O livro é fictício, mas algumas páginas estavam no site do filme e foram incluídas na versão do diretor. Você pode encontrar o livro em inglês neste site de onde eu traduzo essa explicação.

UP = Universo Primário, o universo em que nós existimos agora.
UT = Universo Tangente, o universo paralelo que a maior parte do filme é situada.
PoTT = Philosophy of Time Travel (Filosofia da Viagem no Tempo, o livro escrito por Roberta Sparrow)

Universo Tangente

   A PoTT afirma que o tempo é normalmente uma construção estável, mas de vez em quando a quarta dimensão se corrompe. Quando isso acontece, é criado um UT que é altamente instável e só durará algumas semanas antes de ele mesmo desmoronar-se. Há perigo de quando o UT se destruir, isto possa causar um buraco negro capaz de destruir o UP também.

   É isso que acontece no filme, o tempo se corrompe e à meia-noite do dia 2 de Outubro o UT é criado. Os próximos 28 dias se passam nessa realidade alternativa. Pouco antes do UT começar, Frank acorda Donnie e o conduz para fora de sua casa. Alguns minutos depois uma enorme turbina de avião cai pelo buraco no tempo e acerta o quarto de Donnie.

   É importante lembrar que o UT não foi criado pela turbina ou por Frank acordando Donnie. Já estamos no UT quando ambos eventos acontecem. Infelizmente não descobrimos o que causou o início do UT, é um fenômeno inexplicado.

O Artefato

   De acordo com o livro PoTT, quando um UT é criado, um artefato também aparecerá espontaneamente. O artefato é o primeiro sinal de evidência que um UT foi criado e é sempre feito de metal. Neste caso, o artefato é uma enorme turbina de avião.

   Nunca foi revelado de onde o artefato originalmente vem. É mais provável que tenha sido criado quando o UT estava em formação. O UT é uma cópia exata do UP com uma cópia de tudo nele. Durante o processo de cópia houve um erro e duas turbinas de avião foram formadas. A segunda turbina não havia para onde ir, já que já existia, então ela foi jogada onde o UT começou, sobre a casa do Donnie.

   O artefato faz do UT instável; ele não consegue lidar com a anomalia de um objeto duplicado dentro dele. Para o UT se desvendar sem formar um buraco negro ele deve ser novamente uma cópia exata do UP. Removendo uma das turbinas duplicadas, isso irá equilibrar o universo permitindo o UT de se colidir de forma segura. A única maneira de remover um artefato é mandando ele por um portal para dentro do UP.

O Receptor Vivo

   Quando o UT ocorre com um artefato, um receptor vivo também é escolhido. Aparentemente essa pessoa é escolhida aleatoriamente e nesse caso Donnie é o escolhido. Como Donnie foi o epicentro do UT é provável que seja por isso que ele foi selecionado. A missão do receptor vivo é guiar o artefato pra fora do UT.

   Essa pessoa normalmente é abençoada com poderes sobrenaturais durante seu tempo no UT para ajudá-la a cumprir sua missão. Alguns desses incluem aumento da força, controle da mente, a habilidade de conjurar fogo e água e telecinesia.
  • Ele usa força para enterrar o machado na tubulação de água da escola e no mascote de bronze maciço.
  • Ele usa fogo para queimar a casa de Jim Cunningham.
  • Ele alaga a escola e constrói um portal do tempo da água.
  • Ele usa telecinesia para arrancar a turbina do avião e mandar pelo portal do tempo.
   Porém, Donnie não tem conhecimento de suas responsabilidades no começo e ele sequer sabe que está no UT. Conforme sua jornada continua, ele aos poucos começa a perceber o que está acontecendo e o que ele deve fazer.

Morto Manipulado

   Qualquer pessoa conectada com o Receptor Vivo que morre no UT se torna o Morto Manipulado. Essas pessoas são muito poderosas e têm a habilidade de se mover pelo tempo e conversar com o Receptor Vivo através de uma construção quadrimensional. Eles também tem algum conhecimento sobre o desastre iminente e ajudam a guiar o escolhido.

   Frank é morto no UT, portanto se torna um dos mortos manipulados. Ele viaja de volta no tempo e ajuda Donnie com sua missão de devolver o artefato. A primeira coisa que ele deve fazer é salvar Donnie o acordando antes que ele seja esmagado pela turbina. Ele é como um fantasma invertido, que aparece antes de ser morto. Gretchen também é uma Morta Manipulada, mas ela não aparece da mesma maneira para Donnie pois seria muito confuso para ele.

Vivo Manipulado

   Todas as pessoas conectadas com o receptor vivo são Vivos Manipulados e essas pessoas irão subconscientemente ajudar a guiar o Receptor Vivo. Eles irão se comportar da maneira perfeita necessária para empurrar Donnie em seu destino. Quase todo evento no filme tem um propósito específico designado para ajudar Donnie a salvar o universo.

   Há uma força motora por trás do comportamento dos manipulados... embora nós nunca descobrimos com certeza qual é. Deus é uma das ideias mais populares debatidas, o filme usa religião em muitos pontos. A história usa muitos símbolos religiosos e muitas vezes aponta para a ideia de que você segue o canal de Deus para decidir seu próprio destino. Essa força guia está movendo todos os personagens manipulados como peças de um tabuleiro de xadrez, fazendo uma sequência de eventos que levarão ao sucesso de Donnie. O universo está em grande perigo e essa força motora vem para ajudar a salvá-lo.

A Armadilha do Seguro

   O PoTT afirma que todos os manipulados estão tentando seduzir o Receptor Vivo para uma armadilha para que então não tenha escolha a não ser enviar o artefato do UT para o UP. O PoTT chama isso de "A Armadilha do Seguro" (The Ensurance Trap, inglês antigo). Este é efetivamente o papel na peça de todos os Manipulados, eles estão tentando se salvar guiando Donnie para completar sua missão. Se Donnie falhar, eles morrem também.

   Frank ordena Donnie inundar a escola o que leva Donnie a andar com Gretchen até sua casa e ele pedir ela em namoro. Esse acontecimento não é apenas coincidência; é especificamente colocado como parte da armadilha.

   Gretchen desempenha um papel crucial na armadilha, lembrando que Donnie apenas a conhece e se apaixona por ela no UT. É dado a ele alguém para amar e então ela morre. Ele está tão irritado com Frank por ter matado Gretchen que ele o mata com um tiro. Isto então criou o Morto Manipulado Frank, a pessoa guiando ele a fazer essas coisas. Ele deve criar Frank como Morto Manipulado para que ele seja salvo no começo.

   O manipulado agora obteve sucesso na armadilha. Donnie foi salvo de sua morte e agora está numa situação desesperadora. Sua namorada está morta e ele é um assassino em fuga. Ele sabe qual é o seu propósito agora e tem apenas uma saída por mais que isso irá no fim das contas acabar com sua própria vida. Mandar a turbina pelo portal irá apagar os últimos 28 dias da história e o tempo irá retornar para o dia 2 de Outubro... de volta para quando Gretchen ainda estava viva.

O Fim do Filme

   No final do filme nós vemos um turbilhão aparecer sobre a casa do Donnie. É o começo do colapso do UT e está centrado acima de onde começou. Donnie está consciente do que ele deve fazer agora então ele dirige montanha acima para um local de melhor vantagem. O avião com a mesma turbina foi manipulado para voar por cima neste exato momento. Donnie arranca a turbina usando telecinesia, constrói um portal do tempo da água e guia a turbina por ele.

   Agora nós vemos partes dos últimos 28 dias rebobinando enquanto o UT começa a se desemaranhar. O UT se colidiu de forma segura e o UP que estava pausado começa novamente de onde tinha parado. Agora estamos de volta à realidade do dia 2 de Outubro, os últimos 28 dias nunca aconteceram. Donnie acorda em sua cama rindo após sonhar alguns dos eventos dentro do UT. Ele então volta a dormir aparentemente satisfeito com sua vida agora. A experiência, aparentemente, o aproximou de Deus e ele não tem mais medo de morrer. A turbina do avião que Donnie mandou pelo portal do tempo agora cai em seu quarto o matando.

Sonhos

   Por mais que os últimos 28 dias nunca tenham acontecido, alguns dos Manipulados serão assombrados em seus sonhos pelas experiências dentro do UT.

   Há algumas evidências para provar isto. Frank tocando seu olho no final da montagem e Gretchen acenando para mãe de Donnie prova que alguns dos personagens tem certo conhecimento do que aconteceu dentro do mundo perdido.

   Nós vemos Jim Cunningham chorando na montagem quando ele acorda... claramente enojado consigo mesmo. Dez dias depois ele elimina seu calabouço de pornografia infantil e baleia a si mesmo no décimo quarto buraco do campo de golfe... seu segredo sujo nunca é revelado.

Considerações Finais

   Muitas pessoas assumem que Donnie tem que morrer, caso contrário o UT começaria novamente. De um ponto de vista científico, a morte de Donnie não é importante, o corrompimento já foi consertado antes de ele morrer e se ele tivesse levantado e evitado a morte nada mudaria. O PoTT nos conta de Receptores anteriores que morreram antes do artefato ser devolvido, mas nós só ouvimos falar deles pois suas mortes desafiam a lógica. Qualquer Receptor que escapou da morte sairia completamente despercebido.

   É quase certo que Roberta Sparrow foi um Receptor Vivo em um UT anterior e foi assim que ela escreveu o PoTT. Ela sobreviveu a experiência provando que o receptor nem sempre tem que morrer.

   Este filme mescla ciência e religião juntos então sua morte pode dar ênfase a ele como salvador e sua crença em Deus. Na morte, o papel de Donnie como Receptor Vivo parece ainda maior do que antes.

   Outra pergunta comum se preocupa com o artefato que Donnie manda através do portal no final do filme. Muitas pessoas perguntam por que o UP não está em perigo agora que tem um objeto duplicado com ele. Parece ser o caso que objetos duplicados são uma preocupação apenas quando o universo em que eles estão começa a passar por um processo de colapso. O UP é uma linha do tempo linear estável que nunca passa por um processo de colapso, portanto nunca está em qualquer perigo por objetos duplicados.

   Como afirmado acima, o artefato não é a causa do UT, é apenas um subproduto dele. É por isso que não há perigo de outro UT começar uma vez que Donnie manda o artefato pelo portal no final do filme.

Marcadores: , , .

Leave a Reply

Swedish Greys - a WordPress theme from Nordic Themepark. Converted by LiteThemes.com.