Froot, portais pop, brigas de fandoms e apropriação cultural.

   O que me inspirou escrever aqui hoje foi mais uma notícia desses sites dedicados ao mundo pop que tendenciosamente incentivam brigas entre fãs de diferentes artistas. A notícia em questão é de um rumor que a música Better Than That, da Marina and the Diamonds, é dedica para a cantora Ellie Goulding.


   A música pertence ao Froot, terceiro álbum de estúdio da cantora galesa, com lançamento previsto para começo de Abril desse ano que, infelizmente para a artista, vazou no começo desse mês. Porém, Marina pareceu forte no Twitter. No dia 11, ela tuitou:
Sempre haverá pessoas baratas por perto. Desde que você não esteja com elas, quem se importa? Nós estamos nessa jornada de FROOT juntos, e apesar dos eventos de hoje, nada irá pará-la. Eu seguirei meu próprio caminho. Uma coisa que eu gostaria de pedir a você: Se você escolher ouvir e você realmente gostar, por favor me apoie pré-encomendando o álbum. Eu escrevi o álbum todo sozinha. Eu estou incrivelmente orgulhosa disso. É um disco especial para mim.


   Eu não vou ser hipócrita aqui, eu baixei e escutei o álbum. E adorei, inclusive. Uma amiga minha está pensando em comprar mais de uma versão física quando lançar oficialmente e me dar uma de presente. Assim, já é um certo apoio à Marina.

   Se você quiser, você pode pré-encomendar o álbum na iTunes Store, e receberá as quatro músicas já lançadas oficialmente até agora instantaneamente e mais duas nos próximos dois meses até o lançamento do álbum. Este é um projeto que Marina fez chamado Froot of the Month, que basicamente lança e entrega uma música por mês nos seis meses anteriores até o lançamento do álbum. Assim, até o álbum ser lançado, você já terá metade dele.

   Um dos problemas do vazamento que foi discutido em grupos de fãs é que pode ter de certa forma prejudicado todo esse projeto que Marina criou, que era uma maneira especial de divulgar o álbum.

   Claro, a carne é fraca e muita gente baixou o álbum antes da hora. Com isso, vieram os rumores sobre a letra de Better Than That ser dedicada à cantora Ellie Goulding. E os sites de notícias de celebridades botaram lenha na fogueira. Muitos fãs da Marina estão enchendo o saco da Ellie nas redes sociais dela, cantando trechos de Better Than That e floodando os comentários com "Buy FROOT on iTunes".

   Bom, primeiro vamos entender porquê, certo?

   Ellie e Marina participaram de um mesmo programa competitivo de novos artistas da música, o BBC Sound of 2010, e Ellie ganhou, deixando Marina em segundo lugar. Há quem diz que Goulding não mereceu a colocação e que ela tenha até mesmo dormido com alguém da emissora para chegar ao topo. Afinal, é disso que a letra de Better Than That fala, junto com outras coisas, obviamente não diretamente e sem citar o nome da Ellie, mas fazendo várias referências suspeitas.

   Eu, particularmente, não me importo se a música seja ou não para a Ellie. Eu acho ridículo ficarem criando guerra entre fãs de artistas diferentes. Honestamente, eu acho ridículo QUALQUER briga entre celebridades musicais, pior ainda é quando os fandoms começam a brigar entre si.

   Olha, pessoas são pessoas. Elas são seres humanos com histórias de vida e, meus caros, shit happens. Everywhere, with everyone. E o que seria de uma artista se não expressar o que bem entende/sente em sua arte? Todo mundo faz isso, cada um expressa como pode. As menininhas de colegial expressam jogando indireta no facebook, por exemplo. hahaha

   O que não devemos fazer é brigar ou boicotar por algo pessoal delas. Você deve ficar sentido quando isso afetar você ou algo maior, como foi o caso de Iggy Azalea vs Azealia Banks.

   Azealia apenas afirmou o que vários outros artistas estavam afirmando, e não apenas de lá, blogueiros do mundo todo também: a apropriação cultural. E Iggy, ao invés de assumir numa boa o erro e se mostrar com um bom nível, igual o Macklemore fez, ou igual a Grimes fez em seu próprio tumblr (só que em uma situação diferente de apropriação cultural), não, ela bateu de frente. O problema é que bateu de frente com uma tão conhecida nossa por bater de frente com Deus e o mundo, né? Aí deu no que deu. hahaha

   Pra quem não conhece a confusão que aconteceu entre Iggy Azalea e Azealia Banks, dá pra ter uma noção no artigo que eu linkei ao Macklemore, que é uma resposta do mesmo da crítica que Azealia fez, em inglês; e também sobre apropriação cultural racial, que é a do caso, no post linkado acima também do blog Na Fumaça (em português!).

   Já o caso da Grimes, ela foi acusada de apropriação cultural por usar bindi, que é um acessório ou maquiagem indiana. No post do blog dela, obviamente em inglês, ela pede desculpas por isso e é totalmente compreensiva, explicando porquê não via problema em usar e dizendo que não usará mais.



Enfim...

   O que aprendemos hoje, crianças? Todos nós temos problemas e intrigas em nossas vidas, inclusive os artistas que nós gostamos, e não é legal se envolver em briga entre fã-bases e muito menos ficar tentando humilhar o "artista adversário" nas redes sociais dele.

   Também aprendemos que apropriação cultural é algo sério e que devemos ter consciência disso.

Marcadores: , , , , , , , .

Leave a Reply

Pesquisar

Swedish Greys - a WordPress theme from Nordic Themepark. Converted by LiteThemes.com.